Missão da CCBM/FESTMUNDO e CRIANÇA/PLANETA CRIANÇA

missao

Promover o acolhimento, crescimento e fortalecimento da criança como cidadã competente para integrar, desenvolver e construir uma comunidade adulta com valores fundamentados sobre as diretrizes básicas das nações para a não violência e a paz, o desenvolvimento sustentável e a comunhão dos povos – contribuindo diretamente para a implementação do Artigo 3ª da Constituição Federal do Brasil que apresenta como o primeiro dos seus objetivos fundamentais" construir uma sociedade livre, justa e solidária".


As duas principais estratégias de ação adotadas para a realização dessa missão são as seguintes:


1) Estimular e promover o Ser e o Fazer da identidade e comunidade cultural das nossas gerações – musical, rítmico, poético, dialógico e teatral - como vivência e integração de uma relação de paz, amor e solidariedade das crianças no/do planeta em fóruns, festivais ou eventos sócio comunitários diversos dirigidos sob as diretrizes básicas das nações para a não violência e a paz, o desenvolvimento sustentável e a comunhão dos povos. É promover ao longo da construção e desenvolvimento da concepção e formação da identidade e cultura das gerações humanas como ser cidadão ou cidadã, a partir do nascimento, mas especialmente entre os 06 e 14 anos de vida das crianças, as suas visões, propostas, compromissos, experiências e relações no campo cultural sobre essas diretrizes. É estimular, registrar e promover falas, ideias, habilidades de expressão e de defesa de valores e posições sociais das crianças para o mundo. É a promoção da socialização das crianças segundo as diretrizes do Estado de Direito e Cultura do planeta.

2) Articular e promover esses registros como um patrimônio cultural coletivo de toda a infância aberto a consulta popular na forma de uma Agenda 21 Infantil, declarações e outras produções culturais das crianças.

É MISSÃO DA CRIANÇA:

  • Formar pactos de amizade e relações de solidariedade;

  • Vivenciar e compartilhar identificações de ideias e ritmos da vida e cultura uma das outras construindo assim uma história e identidade coletiva da vida comum na unidade de sua diversidade e na diversidade da sua unidade;

  • Construir a Agenda 21 Infantil, Declarações e Pactos das Crianças sobre a vida, meio ambiente, paz, amor e união e cuidar uma das outras pelo bem de cada uma.

É MISSÃO DOS PAIS E PROFESSORES:

  • Ajudar a promover a fé, pensamento, consciência, voz e arte das crianças de cada lugar e comunidade;

  • Ajudar a realizar o sentido, ação e convívio da criança na vida sob a direção do direito sobre a cidadania mundial, a não violência e paz; o desenvolvimento sustentável, a unidade e integração cultural global.